quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Esclarecimentos sobre avaliação de módulo II.I

Devido aos inúmeros pedidos de esclarecimento que a Comissão de Curso tem vindo a receber a propósito dos exames intercalares realizados neste 1.º semestre, no âmbito de módulo II.I, considerou-se ser necessário solicitar informações mais específicas e pormenorizadas junto do Professor Doutor Miguel Castanho, coordenador do módulo em questão.
Assim, as informações que se seguem destinam-se a esclarecer todos os alunos aos quais os processos de avaliação de módulo II.I ofereçam alguma dúvida:

Há três grupos distintos de alunos que foram avaliados a este módulo:

a) Alunos que entraram pela 1ª vez no Ensino Superior - realizaram um exame integrado, com perguntas das áreas de Bioquímica, Anatomia, Fisiologia e Histologia e é nesse conjunto das 100 perguntas que têm obrigatoriamente de ter classificação positiva para conseguirem aprovação ao módulo.
.
b) Alunos que obtiveram equivalências/creditações – realizaram exames parcelares e têm de ter positiva em cada uma das parcelas para ter aprovação. Estes exames tiveram perguntas diferentes dos exames dos alunos do grupo anterior e a sua avaliação, num primeiro momento, é feita individualmente para cada uma das áreas, sendo necessário nota positiva a todas. Só no final se procede ao cálculo da média, incorporando também a nota correspondente à creditação com o peso relativo atribuído à área em questão.

c) Alunos que estão no 2º ano e que deixaram módulo II.I em atraso – estes alunos foram dispensados da componente de Histologia, uma vez que, no ano anterior, o programa foi dado na totalidade durante o 2º semestre, tendo sido avaliado no módulo II.II. Assim, os exames destes alunos são iguais aos do grupo a), exceptuando as perguntas de Histologia, que foram retiradas.


Ainda segundo o coordenador do módulo, os alunos do grupo b), a partir do momento em que solicitam e decidem fazer uso das equivalências, têm de aceitar que passam a estar integrados num sistema de avaliação diferente daqueles que realizam um exame integrado.
Embora as regras de equivalências tenham sofrido algumas alterações durante o 1º semestre, por decisão da direcção da Faculdade, os alunos que realizaram exames parcelares continuaram a escolher fazer uso das respectivas equivalências, sujeitando-se assim a todas as implicações que esta decisão acarreta.

Por fim, avisam-se todos os alunos de que as classificações finais de módulo II.I, com as componentes teóricas, teorico-práticas e práticas reunidas serão divulgadas assim que for possível.